segunda-feira, 12 de outubro de 2015

321 gravando a passagem!

Andressa Miranda - gravação sobre ciência 

Aparecer na TV, é algo que o repórter não tem como fugir, certo? Certo! O momento em que ele está no vídeo,  é chamado no jargão do jornalismo de "passagem". O repórter de TV está diante da câmera assinando o conteúdo que está sendo noticiado.
Eu, Andressa Miranda, costumo dizer que é o super momento do VT!
A passagem, ela vem com uma informação forte e dever ser um grande artifício quando se precisa narrar algo e as imagens estão escassas. Ex: Acidente,
A passagem, pode e dever ser aquela cerejinha do bolo sabe? Mas, não basicamente, só porque a pessoa vai estar no vídeo, mas principalmente, porque ela tem um papel essencial na construção da notícia e  faz toda diferença no resultado final.
Então, se vamos assinar algo, que seja uma super assinatura!

Repórter cinematográfico Joel Oliveira

Joel Oliveira e Andressa Miranda gravando passagem sobre queimadas

As fotos acima, foram feitas na gravação de  uma passagem sobre queimadas, um cenário com galhos queimados no centro, para dar a dimensão maior do problema  que foi tema do VT. Baseado no texto o repórter cinematográfico Joel Oliveira avaliou o cenário para gravação.


Características da passagem:
In loco - Geralmente é gravada no cenário onde está acontecendo a notícia, e este é o grande lance de fazê la diferente! Fica com  mais credibilidade, mas há de se ressaltar, passagem não é aquela coisa SÓ PRA APARECER! Tá? Eis o grande lance deste momento da reportagem.
Passagem não é feita apenas para contar MAIS DO MESMO, porque aí, ela perde todo seu sentido.

Passagem  feita após  uma chuva em comunidade
A passagem ao lado foi gravada, no bairro João Paulo, em São Luís, precisava contar como os pedestres faziam para andar após a rua ficar alagada. Que tal andar pelo mesmo percusso hein? Tá valendo! Movimento  e participação.

É preciso zelar claro, pela imagem pessoal, mas ir muito além do: Ahhhh vou ser vista na TV. Se alguém entra para fazer jornalismo, pensando em ser famoso, celebridade, volte duas casas, a  intenção vai te derrubar!  ok?

Pode se guardar para este momento uma informação forte, assim a participação do repórter é valorizada, outro quesito importante para este momento é o cenário, convenhamos, não dá pra falar de melancia com uma plantação de uvas atrás de cenário.  O grande lance, do jornalismo como um todo, é a coerência, É saber que toda história  tem inicio, meio e fim. A Passagem não deve estar basicamente no meio, vai depender muito do fato e da construção do texto.
Joel Oliveira em meio ao cenário de queimadas

Passagem bem feita, requer tempo! Sim, escolha do cenário, espere a melhor hora para o cabelo não cair no rosto, use rebatedor para o rosto não sair escuro, postura firme! E vai!  E mesmo que dê um super trabalhão, no final, vale muito a pena o resultado no vídeo! Costumo dizer que "Passagem é vida"

Outro ponto importante: Alinhar bem com o repórter cinematográfico, levar em consideração o ambiente onde será gravado, as vezes a gente pensa num texto super legal, mas não vai casar com a imagem. Então, o diálogo e entrosamento já resolvem muita coisa, antes de apertar o rec e dizer: 321 gravando! rs


Nenhum comentário:

Postar um comentário