terça-feira, 2 de agosto de 2011

Inveja, mal silencioso.

O ministério da sensatez adverte. Inveja faz mal pra quem sente!
Novidade? Não! Mas tem gente que não aprende mesmo. Qual a vantagem em desejar mal ao outro? Em sofrer ao ver o outro bem? Vantagem não tem, mas este sentimento maldito que corroe silenciosamente que nem a hepatite B deixa estrago principalmente em quem não consegue expulsá-lo da vida.
O ideal seria que todos fossem tão bons "amigos" quanto sabem fingir. Quem é este que está ao seu lado? Você sabe? Que ser é aquele que anda com você em rodas de "amigos"?  Que criatura é esta que te faz juras de amor? Amizade eterna? Que mentira deslavada é esta que este cidadão que te encontra na rua fala ao elogiar e dizer que está feliz em te ver crescendo? INVEJA. Quanto mal tu produz! Silenciosa, maléfica e tão perto da gente que difícil mesmo é saber como, quando e de onde ela vem.
Não faz bem, nunca fez e nunca fará. Mas já disse e repito: Inveja faz mal pra quem sente!
O clichê "Inveja é falta de capacidade" não condiz. Pelo menos não ao meu ver. Qualquer um é capaz de lutar pra ser feliz, ter sucesso, dinheiro amor e tralálá mais que quiser. Mas para muitos a preguiça só os faz ver o outro que já chegou, já conseguiu, já cresceu. O invejoso é o tipo de pessoa que quer a comida mastigada só pra engolir. É nojento mas é assim que alguém com um sentimento tão baixo deve ser taxada.
Capacidade as pessoas tem, porém alguns preferem atestar sua inferioridade.
O dicionário define a inveja assim: Inveja

â ou ê ou âi
s. f.s. f.
1. Desgosto pelo bem alheio.
2. Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor).
Não ter inveja a: não ser somenos; não ficar atrás de.
 
Mas pra que definir? Se tem gente que ultrapassa qualquer tipo de explicação, com atos mesquinhos, vulgares e totalmente desnecessários. Se o clichê diz que Inveja mata, os desavisados que procurem logo fazer o consórcio do caixão.

7 comentários:

  1. CONVITE

    ...eu vim lhe convidar a visitar o meu blogue. Ler, e se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei grato, esperando por você lá.
    Abraços

    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto sobre a Inveja!!=)
    Concordo plenamente!!!!=)
    Tudo de bom!!!
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto,caiu como uma luva hj!! Parabéns!
    Aline - Campo Grande MS!

    ResponderExcluir