quinta-feira, 14 de julho de 2011

Erasmo Carlos, direção e diversão.Amor pelo jornalismo!

Por Andressa Miranda
10 anos de pura dedicação ao jornalismo. Esse é o tempo que tem  Erasmo Carlos da Conceição Silva  na  TV Rio Balsas, afiliada a rede Globo, situada na cidade de Balsas – região Sul do maranhão. Pai de três filhas, Erasmo é formado no curso de Letras na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e no cotidiano tem como principal objetivo sempre lutar pela melhoria e um bom desenvolvimento dos projetos jornalístico. Na luta diária na produção de dois telejornais locais, ele coordena uma equipe de 20 pessoas entre Repórteres, Cinegrafistas, Editores e Produtores. Todo o esforço é para colocar no ar os Telejornais RBTV Primeira e Segunda Edição. O diretor da Tv Rio Balsas entrou no mundo televisivo através do esporte e mesmo na direção de Jornalismo ele não deixa de lado uma de suas grandes paixões: o futebol. Atua diretamente na organização do Copão Rio Balsas de Futebol, o maior evento esportivo de Balsas, realizado há sete anos no período de Abril a junho. As matérias produzidas que levam informação a população, que gira em cerca de 80 mil habitantes do município, são todas acompanhadas de perto por este profissional que em entrevista rápida, revela detalhes da vida corrida e a responsabilidade em dirigir o jornalismo da TV de maior audiência do município de Balsas.

(Andressa)-- Erasmo, qual a maior dificuldade em produzir um jornal diário?

A escassez de pautas e falta de estrutura de emissora, no que se refere a equipamentos e veículo.

Quando você entrou no Jornalismo?

Em 2000, como repórter, em seguida no ano de 2001 me tornei apresentador do quadro de esportes exibido dentro do RBTV 1ª Edição.

Durante todos estes anos no Jornalismo qual matéria mexeu muito com você?

A matéria de um professor universitário que espancou violentamente a esposa mexeu muito comigo. A Tv rio Balsas foi a única a conseguir entrevista com o acusado e as declarações dadas por ele chocaram a população, tanto que a polícia se mobilizou para prendê-lo o mais rápido possível. Depois da exibição da matéria ele deixou a cidade às pressas devido à repercussão do caso, que mobilizou toda a cidade com várias manifestações, principalmente das mulheres. Uma semana depois ele foi preso em São Luis e trazido para Balsas. O professor Fernando César foi afastado do cargo que exercia na UEMA de Balsas.


Qual a sua participação em eventos da TV?

Participação total. Sou coordenador do evento esportivo Copão Rio Balsas de Futebol. Também faço parte da comissão organizadora do Miss Copão e Domingo da Mamãe (evento que homenageia todos os anos cerca de 3 mil mães).

Qual perfil ideal para ser repórter bem sucedido em sua carreira profissional?

Ter comprometimento com o trabalho, espírito de equipe, humildade e desejo de aprender sempre mais. Com essas características já se pode fazer muito.

Como você separa profissional de pessoal, já que passa tanto tempo na empresa?

Não tenho dificuldades quanto a isso. Procuro preservar minha família de todos os problemas que acontecem na empresa, como também procuro manter o equilíbrio emocional quando tenho problemas em casa, que são poucos. Consigo separar tranquilamente.

O lazer fica um pouco de lado, como você administra isso?

Não. Participo de missas pelo menos três vezes durante a semana, além de reunir de vez em quando com amigos e familiares para conversar e tomar uma cervejinha.

O que não pode faltar para ter um bom jornal todos os dias?

Não podem faltar assuntos que atendam todas as classes sociais, às vezes não é fácil, mas não é impossível além de ser indispensável o dinamismo para garantir a qualidade nas matérias. Nós trabalhamos para garantir o padrão Globo e fazer com que as pessoas que nos assistam fiquem completamente informadas.

Erasmo Carlos, exemplo de dedicação e amor a Jornalismo. Operário da notícia do Maranhão.

4 comentários:

  1. Fomos alunas e alunos do professor fernando César, era o nosso melhor professor, sempre atencioso e pronto para ajudar, dedicado com o CESBA, foi ele quem levou o PQD para Balsas, ele era um excelente professor, em relação ao crime que ele cometeu a justica dos homens, assim como a justica de Deus tem que ser feita. Ele deveria ter tido mais cuidado com uma professora que devido a uma paixão não correspodida, ela teve uma contribuição marcante em tudo. Professor aonde quer que você esteja nos continuamos gostando de você e o adimirando, que nosso bom deus o abençõe e o proteja um grande abraço. LETRAS E MATEMATICA

    ResponderExcluir
  2. Isto é verdade! Obrigada pelo comentário. Beijos

    ResponderExcluir
  3. OLÁ ANDRESSA, SENTI A SUA FALTA EM BALSAS, O SEU PROFISSIONALISMO É LINDO E POR FIQUEI COM SAUDADES DA SUA PRESENÇA NA TELA!!!!!!!!!!! BJSSS BALSAS-MA

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários! Valeu Marcilio Santos pelo seu carinho. =* Deus te abençõe.

    ResponderExcluir