domingo, 10 de abril de 2011

Quer um conselho?

Tantas, frases e ditados populares. A massificação é "flórida". Por isso dificil encontrar alguém que ainda não tenha ouvido em algum momento da vida alguém dizer:  É, se conselho fosse bom eu vendia! E mesmo assim, a pessoa insiste em falar aquilo que pra ela é a melhor atitude que você deve tomar em determinada situação de sua vida. Poderia ser considerada uma intromissão, algo similar, porém aquele que fala com você, provavelmente é aquela pessoa que tem a liberdade de falar como e quando quiser algo que considere relevante você ouvir, independente se você vai gostar, ou não!
Pois bem! Quando ainda criança lembro de uma professora de matemática que sempre que um aluno estava conversando, ela corria na caixa de giz (ainda dessa época rs) e pegava uns três, falava rápido a seguinte frase : "Façam o que eu digo e não o que eu faço" e simplesmente jogava o giz na direção do aluno bagunceiro para tentar conseguir um silêncio na turma. Esta atitude cabe neste contexto pois exemplifica bem aquela pessoa que só sabe dar conselho, sabe falar muito bem e utiliza os melhores termos e se justifica nos melhores embasamentos para te convencer que o que ela fala é o melhor que você deve fazer porque isso vai ser o melhor pra você, apesar de não querer impor nada, afinal seria demais para um conselheiro fazer da sua opnião algo obrigatório. Até aí tudo bem, se a pessoa que tanto fala tomasse atitudes em benefício próprio, mas isto não acontece. Imagine alguém que tudo que fala, serve somente para os outros, somente para o amigo que ela não quer ver sofrer. E o próprio sentimento fica a cargo da própria sorte, que parece estar bem longe da realidade nada fácil.  O problema é que a maioria das pessoas que dão conselhos já viveram uma situação parecida e se sentem na obrigação de alertar aqueles que ama para não cair na mesma  armadilha, mas isto não justifica o fato de as atitudes corretas só servirem para o outro e não para si mesmo. É uma contradição, mas não deixa de ser bom. A partir daí, quem ouve as palavras vai ser persuadido somente se realmente aquilo tudo já for compatível com os mais profundos pensamentos acerca do tema principal. Ou seja, a pessoa que "recebe" a tal advertência vai tirar daquilo algo que seja a mesma opnião que ela já tem sobre o que está sendo discutido. No final, depois de tanto observar pessoas e relacionamentos, descobri  para que servem os conselhos, são para alguém fazer o que você diz e não o que você faz!

Um comentário:

  1. Bbzo, estou eu anônimo para te dizer que o texto ficou excelente e que exemplos como esses eu conheço e vc tbm..talvez baseada nesses exemplos vc fez o texto, mas pelo que percebi foi um desabafo e ao mesmo tempo um alívio de ter recebido alguns conselhos de pessoas que nao usam o conselho para si, e ter te ajudado sempre quando mais precisou...pêhtaaa..bjinhos!!

    ResponderExcluir