quinta-feira, 27 de maio de 2010

Índios, pessoas apaixonantes!

Durante um mês, desenvolvi um trabalho para o Governo do Maranhão documentando a história das cidades do estado, a cada dia uma nova descoberta me fazia ficar ainda mais apaixonada pela história que cada povo contrói ao longo do tempo. Pois bem! Foi aí onde eu tive a oportunidade de conhecer povos indígenas, nossa que aventura! Um conceito já formado pelo que na maioria das vezes é veiculado pela mídia,  me afastava da possibilidade ou vontade de querer conhecer esta cultura tão diferente da nossa.
Depois de muitas cidades pela baixada Maranhense foi a vez de ir para outra região, e lá estava eu indo para a cidade de Arame, com muito receio confesso. Todos falavam absurdos dos índios, e o que mais se ouvia até então era a palavra: Selvagens! Mas, pensava eu: Quero ver para crêr, eles não devem ser tão rudes assim! Mas de tanto falarem eu acabei criando um medo muito intenso. Para minha surpresa e de todos os companheiros da equipe, tudo não passava de um conceito maldoso e mal intencionado que atribui a este povo tão cativante um modo grosseiro de se relacionar com as pessoas.
Lá em Arame-MA, tive a oportunidade de conhecer os índios da etnia Guajajara, há 19km  do centro do município está a Aldeia Zutiua que tem como cacique seu Inácio(eles tem nome índigena e um de registro no cartório) mulheres vestidas, crianças sorridentes, uma professora dando aula de Português e a língua deles totalmente preservada. A partir daí pude formar meu próprio conceito e tirar aquela imagem que a maioria coloca na mídia onde uma pequena parte dos índios age de forma violenta em algum momento principalmente quando estão negociando algo, em outra oportunidade trato desse assunto, o  que me chamou muita atenção é o descaso com eles.
Fiquei sabendo através do cacique que ali naquelas terras existem sim índios selvagens, são os Guajás que não tem nenhum contato com o homem branco e nem mesmo com os próprios indios Guajajaras..Eles existem! Mas acredito que só vão fazer mal a alguém se alguém tentar fazer algum mal a eles.
Depois de tudo que vivi, eu concluo que muita gente precisa exercitar mais a palavra respeito, e precisa ter uma oportunidade como esta para saber o quanto eles são educados, acessíveis e inteligentes! 

2 comentários:

  1. Ver reprodução de sua matéria em
    http://aguaboanews.blogspot.com/2010/05/indios-pessoas-apaixonantes.html

    ResponderExcluir