sábado, 29 de maio de 2010

Índios violentos? Onde?! Cadê?!

Assustada, o comentário sai em meio a voz trêmula:
-Como assim, ir na aldeia de índios? Tenho medo, eles são violentos!
Que maldade da minha parte julgar sem conhecer, somente pelo que a mídia veiculava eu achava que eles eram sim pessoas difíceis e que poderíam me fazer mal, muito mal! 
Depois da primeira experiência com os índios Guajajaras em Arame - MA (vide foto Cacique Inácio - Aldeia Zutiua a esposa e a filha Isabel), o medo sumiu um pouco, mas depois que falaram que que iríamos em outra cidade com reserva indígeda o pensamento voltou. 
-Poxa, será que esta etnia vai ser tão receptiva? Ou estes vão tirar a boa impressão que tive?
Foi a vez de conhecer os índios gaviões em Amarante do Maranhão microregião de Imperatriz, o contato com o Cacique foi ainda na cidade, ele nos levou lá na aldeia  onde nossa equipe explicou aos índios mais velhos o motivo que nos levava ao aconchego dos povos índigenas, com uma máquina digital um deles registrou fotos conosco e todos se esforçavam para nos explicar como funciona a cultura deles, arrisquei até falar uma palavrinha na lingua deles. E o medo? Que medo que nada! Eles só reforçaram a BOA impressão que tive, nos deram presentes (ganhei um brinco de pena) Oraram por nós(são evangélicos) nos fizeram participar da corrida tradicional da aldeia(fiquei em último e fui penalizada..haha). E aí, onde é que está a violência deles? Onde é que está a selvageria? Pelo visto tem muita gente que precisa rever os conceitos, e depois desta segunda experiência fiquei mais convicta de que o que falta mesmo para boa parte dos Brasileiros é respeitar os DONOS DA TERRA! 
E tenho dito! 
Lá em casa guardo em um lugar especial a flecha que me foi dada com tanto carinho pelos Índios Gaviões de Amarante do Maranhão! (Pena que eles não me mandaram nenhuma foto para ficar registrado aqui, mas ficaram no meu coração...é o que vale mais!)
O pior que conclui é que eles realmente nos fazem muito mal! É! isso mesmo! Me deixaram totalmente encantada e com muita saudade! Uma maldade sem fim!

Um comentário:

  1. Que legal, eu tbm achava que eles eram muito selvanges...mudei de idéiaa

    ResponderExcluir